A Yamaha Niken GT 2023 ganha atualizações tecnológicas e mecânicas para este ano, aumentando o desempenho e a usabilidade da máquina multirodas inclinada
Apresentado pela primeira vez ao mundo em 2015, o Yamaha Niken pegou as melhores partes de dois dos modelos mais premiados da Yamaha e os fundiu com uma dianteira multi-roda inclinada revolucionária. Agora em sua segunda geração, a moto foi significativamente atualizada e voamos para a Sardenha para verificar seu desempenho.
Embora haja muitas coisas novas a serem observadas com o Yamaha Niken GT 2023, algumas coisas permanecem as mesmas. Mais importante ainda, esta ainda é uma motocicleta e requer uma licença completa de motocicleta do Reino Unido para ser conduzida na estrada. E não, ela não suporta seu próprio peso quando você para, como outras bicicletas com várias rodas. A informação final, e para mim, a mais importante a ser lembrada, é que, na maioria das vezes, parece uma motocicleta convencional - apenas com um bônus muito grande…
2023 Yamaha Niken GT preço cores e disponibilidade
O novo Niken GT chegará às concessionárias da Yamaha no Reino Unido em meados de maio de 2023. Ele estará disponível apenas no esquema de cores preto brilhante e vem com estojos da mesma cor e rodas e subquadro na cor bronze. Tem um preço de R$ 99.698,64, aproximadamente, OTR. Mais informações sobre a moto podem ser encontradas no site oficial da Yamaha.
O que há de novo no Yamaha Niken GT 2023?
Agora que sabemos o que permanece o mesmo, vamos ver as novidades. O primeiro ponto a observar é o nome, já que apenas uma versão da moto estará disponível para venda, prontamente equipada com tudo o que você vê nas imagens e configurada para turismo esportivo direto da caixa. A versão 2023 da moto também vem com um motor revisado, definido para melhorar o desempenho off-line do Niken GT. Ele revisou as correias da manivela que aumentam a massa do componente em 8% para melhorar o desempenho em baixas rotações.
O motor revisado de 890cc na moto também é uma novidade para o modelo (anteriormente, a Niken recebia a unidade de 845cc) e, como tal, é montado em uma posição diferente da moto anterior. Graças a isso, o quadro do Niken GT 2023 é totalmente novo, assim como o cárter do motor e o radiador.
Mais para trás, a moto apresenta uma configuração de suspensão traseira revisada, algo que foi feito para ajudar a melhorar a aderência traseira da moto. O sistema usa uma nova articulação, mola revisada e novas configurações para proporcionar uma pilotagem solo mais esportiva e um passeio duplo mais suave.
Uma grande mudança para o modelo vem na forma de tecnologia aprimorada, começando com um amplo painel TFT de 7 polegadas. Ele permite conexão Bluetooth e pode ser vinculado ao aplicativo de navegação Garmin e ao aplicativo Yamaha MyRide. Dentro do aplicativo, a eletrônica também foi atualizada, começando com o novo acelerador ride-by-wire e terminando com controle de tração e modos de pilotagem revisados. Outra atualização eletrônica para este ano vem na forma de um quickshifter para cima e para baixo e blipper.
Motor Yamaha Niken GT 2023
Tendo passado um bom tempo na versão anterior do descolado veículo de três rodas, posso confirmar que, em algumas circunstâncias, era um pouco desleixado. Com 260 kg para empurrar ao longo da estrada, o motor de 845 cc de curso mais curto parecia um pouco ofegante. Alguns fatores foram implantados para combater isso, primeiro com um aumento no deslocamento que traz consigo um aumento de potência de até 113 cv e, além disso, temos o virabrequim ligeiramente mais pesado. Imediatamente, a nova moto parece muito mais responsiva e, embora as ultrapassagens de terceira marcha ainda possam exigir uma pisada na caixa de câmbio de seis marchas, elas são muito menos estressantes do que na moto da geração anterior.
Uma coisa que me impressionou no lançamento foi o quanto o caráter do motor mudou em relação à moto da geração anterior e às outras motos CP3 de 890cc da linha. Uma caixa de ar revisada foi introduzida para melhorar a entrega e dá à moto um som e uma sensação bastante ásperos, especialmente na parte média e alta da faixa de rotações. Não é uma vibração nem nada do tipo, apenas um som levemente áspero que sai da caixa de ar da moto. Acelere no acelerador ride-by-wire suavemente configurado e você será pressionado a notar a mudança de tom, já que a nova moto excita em uma estrada B sinuosa muito mais do que a geração anterior da máquina. Depois de cerca de 100 milhas de pedalada concluídas no passeio de imprensa na Sardenha, cobrimos tudo, passagens sinuosas de montanhas de alta altitude, resorts à beira-mar e algumas rodovias duplas. Depois de tudo isso e de algumas pedaladas extremamente animadas, o computador de bordo estava me dizendo que eu tinha uma média de cerca de 45mpg, o que deveria dar ao novo Niken um alcance entre 150 e 175 milhas de alcance utilizável.
Suspensão, freios e manuseio Yamaha Niken GT 2023
O único trunfo da Niken é a maneira como ela lida. Com duas rodas dianteiras, você oferece níveis surpreendentes de aderência e realmente faz curvas como nenhuma outra moto. Você parece ter níveis infinitos de aderência para jogar e pode carregar uma velocidade de canto extremamente alta que leva um certo tempo para se acostumar! Arrancar pela primeira vez é uma experiência bastante interessante, e é apenas uma dinâmica de manuseio ligeiramente pesada em baixas velocidades que lembra a dianteira revolucionária desta moto. Uma vez em alta velocidade, porém, o Niken GT realmente parece uma motocicleta normal para pilotar. Você inclina a moto em uma curva, contra-ataca e faz todo o resto como se estivesse andando em um veículo convencional de duas rodas. Onde esta moto realmente muda é até onde você pode empurrar, especialmente na entrada e no meio da curva. Com as duas rodas dianteiras e os garfos montados na parte externa da roda, você tem cerca de 45 graus de ângulo de inclinação para brincar e pode travar com muito mais força e muito mais tarde nas curvas do que em uma motocicleta 'normal'. A sensação de frenagem é excelente e, embora você perceba a massa da Niken ao desacelerar para uma curva, a moto permanece lindamente composta e até permite que você manipule sua linha no meio da curva de uma forma que não poderia fazer no Tracer 9, por exemplo. É uma característica da moto que realmente vai brilhar em uma manhã sombria de dezembro e, embora me divirta nas estradas deslumbrantes e aderentes da Sardenha, pode ser um salva-vidas em rotas menos perfeitas.
A versão 2023 da moto apresenta um choque traseiro revisado, com uma mola de diâmetro menor, ajustes aprimorados e uma nova articulação. Isso melhorou a aderência traseira e a sensação da moto e afirma-se que melhora o passeio duplo graças a uma articulação mais progressiva quando você entra na carne do curso da suspensão traseira. Era bastante fácil dominar a roda traseira da bicicleta antiga e, ocasionalmente, você poderia inadvertidamente deslizar a Niken para fora das curvas lentas. O novo sistema melhora muito isso e, embora você ainda possa desligar o controle de tração para se divertir, é preciso provocar a moto nessas derrapagens com muito mais agressividade. A moto também agacha menos sob forte aceleração do que antes, sentindo-se mais composta ao sair de curvas rápidas e lentas.
Conforto Yamaha Niken GT 2023
Com seu status de moto de turismo esportivo solidificado com a mudança de nome e especificação para o status GT, você esperaria que o novo 2023 Yamaha Niken GT fosse um lugar confortável. Esse sempre foi o caso com a moto antiga e realmente não mudou. A posição de pilotagem é perfeita e o novo assento melhora o passo, ajudando os pilotos mais baixos. O novo assento ainda é macio e confortável, e os pedais montados em borracha fazem um ótimo trabalho ao filtrar quaisquer vibrações do novo motor de 890 cc. Uma mudança bem-vinda para 2023 é a inclusão de uma tela ajustável, ajustada com uma alavanca de fácil acesso (quando não está em movimento) montada no lado direito. Um pouco irritante para ajustar a tela, você precisa tirar a mão do acelerador, o que significa que você precisa acionar o controle de cruzeiro ou ser rápido para fazê-lo na hora. Continuando com a tela, é muito melhor do que a moto anterior, apresentando uma forma revisada para melhor proteção contra intempéries. Em sua configuração mais baixa, descobri que minha cabeça ainda estava cutucando o ar turbulento, enquanto em extensão total tornava o cruzeiro em velocidades de autoestrada uma atividade muito mais agradável.
Com a Yamaha aparentemente escolhendo as melhores estradas da Europa para o lançamento, fiquei aliviado quando no final da tarde chegamos a um trecho rápido e abrangente coberto de buracos! Parece estranho dizer isso, mas você não quer ser totalmente mimado com o Tarmac perfeito e ter uma ideia de como uma moto lida com as coisas difíceis é igualmente importante. Em primeiro lugar, a qualidade da condução é muito boa, com o design do amortecedor traseiro revisado proporcionando uma sensação um pouco mais complacente em relação a pequenas saliências e imperfeições. O que é realmente interessante com o Niken, porém, é como ele lida com protuberâncias no meio da curva e em inclinação total. Atingir uma lombada em uma bicicleta convencional em um ângulo de inclinação alto geralmente perturba a compostura da máquina e faz as barras pularem em suas mãos. Esse não é o caso aqui, e o Niken apenas segue sua linha e permanece totalmente composto. Não tenho dúvidas de que, se estivéssemos andando da mesma maneira e na mesma velocidade em uma motocicleta de duas rodas, o resultado teria sido muito diferente.
Instalado como padrão no Niken GT está um conjunto de alforjes com 30 litros de cada lado e uma capacidade reivindicada de segurar uma tampa de rosto inteiro. Eu poderia colocar meu Shoei S-XPR no estojo, mas estava apertado e fechar a tampa poderia ter marcado meu capacete novinho em folha! Eu também não cabia no meu MacBook Air de 13,3 polegadas e tive que despachá-lo antes de mim em um veículo de apoio. Curiosamente, a moto só é homologada para uso com alforjes (como vendido) ou com uma caixa superior que é uma opção. Você não pode especificar a moto de um revendedor com ambos. Eu pressionei a Yamaha sobre o motivo disso e eles não me deram uma resposta direta. É bem possível que alforjes totalmente carregados e uma caixa superior, além do piloto e do passageiro, possam levar os pneus Bridgestone A41 acima de sua carga máxima especificada.
O que gostamos no Yamaha Niken GT 2023
Aderência e sensação nas curvas devem fazer desta a melhor bicicleta de inverno
Estabilidade de frenagem melhorada, assim como aceleração fora das curvas
O conforto é excelente e a nova tela melhorou muito
A configuração revisada do motor permite um progresso muito mais rápido
O que não gostamos no Yamaha Niken GT 2023
Punhos aquecidos podem ser um problema para ligar
Panniers parecem um pouco apertados para minha tampa de rosto inteiro
Nenhuma opção para usar top-box e panniers pode afastar alguns pilotos
Veredicto Yamaha Niken GT 2023
Para muitos pilotos, sua opinião sobre a Yamaha Niken já será formada e, na maioria das vezes, sem que eles realmente tenham pilotado uma. Para alguns é a resposta a uma pergunta que ninguém fez, para outros, proprietários e fãs da moto, é uma demonstração do que pode ser feito quando um fabricante de motos olha para um novo produto com os olhos bem abertos. Tendo montado as duas versões do Niken agora, e já era um pouco fã. As atualizações feitas na moto para esta nova versão de 2023 só melhoraram minha opinião sobre a moto, já que a Yamaha praticamente resolveu todas as queixas sozinha e os proprietários da máquina. É mais responsivo graças ao motor revisado de 890 cc, mais composto graças aos ajustes da suspensão e mais avançado tecnologicamente, graças a uma das melhores telas TFT em duas… três rodas. Ainda é tão confortável de pilotar, tão divertida nas curvas e tão naturalmente intuitiva quanto antes.
A maior vergonha com bicicletas como a Niken é que as pessoas formam uma opinião antes mesmo de pedalar, e essa será a única barreira para elas experimentarem a coisa, o que as impede de experimentar o quão boa é essa coisa!
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