A Bayerische Motoren Werke AG — mais conhecida como BMW — foi fundada em 1916 em Munique, Alemanha, onde começou a produzir motores para aeronaves.
Karl Rapp e Gustav Otto fundiram empresas para formar a BMW e produziram motores de aeronaves até o final da Primeira Guerra Mundial. Depois disso, começaram a produzir pequenos motores industriais, incluindo um motor a gasolina de dois cilindros planos usado por vários fabricantes de motocicletas. A BMW Motorrad foi criada e a primeira motocicleta da marca BMW foi produzida em 1923.
Desde então, a BMW produziu uma gama de motos de alta qualidade e se estabeleceu na indústria. O Motorcycle Mechanics Institute (MMI) desenvolveu um relacionamento com a BMW que levou à formação do programa de treinamento especializado BMW Motorrad.
Continue lendo para saber mais sobre a história da motocicleta BMW, bem como detalhes sobre o programa BMW Motorrad oferecido na MMI.
Primeiros dias
A BMW foi forçada a parar de produzir motores de aeronaves no final da Primeira Guerra Mundial como parte dos termos do Tratado de Versalhes. Isso levou a empresa a produzir motores menores e uma gama de outros produtos para que pudessem permanecer no mercado.
Em 1920, a BMW lançou seu motor a gasolina bicilíndrico M2B15. Foi originalmente projetado como um motor industrial portátil, mas também foi usado por vários fabricantes de motocicletas.
Em 1922, a BMW fundiu-se com a Bayerische Flugzeugwerke, que vinha usando motores BMW em suas motocicletas BFW Helio. Foi desse design que a BMW tirou a inspiração para sua primeira motocicleta, a BMW R32, lançada em 1923.
O R32 apresentava um motor boxer flat-twin, que é uma configuração ainda usada pela empresa hoje. Ao longo dos anos, a BMW Motorrad continuou a produzir uma variedade de motocicletas de alta qualidade, o que ajudou a manter seu status na indústria.
Linha do tempo da motocicleta BMW
Embora passar por todos os modelos de motocicletas BMW por ano levaria muito tempo, destacamos modelos selecionados ao longo das décadas após o lançamento do R32.
Motocicletas BMW dos anos 20
1925 R37: Uma versão de corrida do R32, o R37 teve uma produção de dois anos, período durante o qual apenas cerca de 150 foram produzidos. O equipamento rodoviário foi removido da estrutura, que continha apenas assento, transmissão e farol. Tinha quase o dobro da potência (16) do R32.
1928 R62: A BMW produziu sua primeira motocicleta de turismo de 750 cc. Ele estabeleceria as bases para futuros BMWs de turismo e apresentava uma estrutura de tubo curvo e totalmente soldada, conhecida como “tanque plano”.
Motocicletas BMW dos anos 30
1930 R2: Devido às dificuldades econômicas na Alemanha, a BMW produziu uma moto menor chamada 198cc R2. A bicicleta suburbana apresentava um cárter “túnel” e, apesar de seu tamanho menor, tinha muitos dos mesmos recursos das grandes motocicletas boxer-twin.
R12 de 1935: A R12 foi apresentada na Expedição Automobilística Alemã em fevereiro de 1935. A moto de 745 cc foi o primeiro modelo de produção com garfos dianteiros amortecidos hidraulicamente.
Motocicletas BMW dos anos 40
1941 R75: O desenvolvimento do R75 começou em 1938 devido a um pedido do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. A motocicleta, lançada em 1941, apresentava sidecar e motor de 750 cc.
1948 R24: Depois de ser proibido de fabricar motocicletas imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, a BMW começou novamente com o R24, que apresentava um motor de 250 cc. Foi também a única motocicleta BMW do pós-guerra sem suspensão traseira.
Motocicletas BMW dos anos 1950
1952 R68: A introdução do R68 apresentava uma taxa de compressão mais alta do que outras motos esportivas, bem como válvulas maiores e uma potência de 35 cavalos. Ele poderia atingir uma velocidade máxima de 99 mph e ganhou o apelido de o primeiro piloto alemão de “100 mph”.
1955 R50: O R50 de 490cc estreou no Salão Automóvel de Bruxelas e era um bicilíndrico refrigerado a ar. Apresentava uma suspensão traseira de braço oscilante com choques ajustáveis ??e uma extremidade traseira que podia acomodar um sidecar.
Motocicletas BMW dos anos 60
1960 R69S: A R69S era considerada uma motocicleta clássica e era a boxer mais rápida disponível na época. Tinha 42 cavalos de potência e foi projetada como uma moto esportiva de alta potência e alta compressão.
1969 R50/5: A Série /5 foi lançada com o lançamento de três modelos diferentes. O R50/5 apresentava um motor de 500 cc e partida elétrica, além de garfos dianteiros telescópicos.
Motocicletas BMW dos anos 1970
1973 R90S: A R90S era uma motocicleta esportiva de 900 cc produzida de 1973 a 1976. Apresentava uma pintura distinta e discos de freio perfurados. Ele foi capaz de acelerar de 0 mph a 62 mph em 4,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 124 mph. A R90S de 1976 venceria o campeonato AMA Superbike inaugural.
1976 R100RS: O BMW R100RS fazia parte da série R100 e apresentava um motor de 980 cc. A motocicleta foi a primeira moto que apresentava um quadro de carenagem padrão que foi testado aerodinamicamente em um túnel de vento de aeronave.
Motocicletas BMW dos anos 80
R80 GS de 1980: A R80 GS foi a primeira motocicleta de enduro on/off road construída propositadamente para uso em rodovias e/ou terra. A BMW lançou o primeiro braço oscilante unilateral do mundo, conhecido como monolever, também no mesmo ano.
1983 K100: O K100 foi lançado em 1983 e apresentava um motor refrigerado a água com injeção de combustível de 987 cc. Foi o primeiro modelo da série K que nasceu da necessidade de desenvolver um motor de combustão limpa.
1985 K75: A K75 foi a primeira motocicleta de três cilindros lançada pela BMW, e cerca de 50% de suas peças eram intercambiáveis ??com a K100. Apresentava maior eficiência de combustível e melhor manuseio.
1988 K100LT: A BMW tornou-se o primeiro fabricante de motocicletas a introduzir um sistema de freio antitravamento (ABS) na K100LT (modelo de turismo de luxo).
Motocicletas BMW dos anos 90
R1100RS de 1993: O lançamento desta moto de turismo esportiva foi a primeira das motocicletas BMW a apresentar um motor boxer R259 “oilhead”, com injeção de combustível e dois cilindros.
1994 F650: A F650, também conhecida como Funduro, foi lançada como a primeira motocicleta monocilíndrica da BMW em 30 anos. Foi considerada uma bicicleta polivalente com algumas capacidades off-road.
Motocicletas BMW dos anos 2000
2004 K1200S: O K1200S foi considerado um lançamento divertido e poderoso da BMW que apresentava um manuseio aprimorado e um motor de quatro cilindros com 167 cavalos de potência.
2009 S1000RR: Esta moto esportiva foi produzida para competir no Campeonato Superbike, mas também foi produzida comercialmente. Foi considerada a moto esportiva mais bem equipada na categoria 1.000cc na época de seu lançamento.
Motocicletas BMW dos anos 2010
2011 K1600GT: Este modelo foi o primeiro da BMW a ser movido por um dos menores motores de seis cilindros já construídos. Também é considerada uma das motocicletas de turismo de luxo mais rápidas do mundo.
2013 R1200GS: Este modelo é um motor boxer completamente renovado, refrigerado a água, capaz de 125 cavalos de potência.
R nineT 2014: A R nineT enquadra-se na classe standard das motos e foi inspirada no estilo retro da R90S e nos anos de produção de motos BMW. Possui uma gama de elementos de design que permitem uma fácil personalização e possui ABS padrão.
Motocicletas BMW anos 2020
2020 R1250 GS: Este modelo inclui tecnologia inovadora de came de deslocamento e pode produzir 134 cavalos de potência.
2021 R18: a BMW entrou no mundo das cruiser com o motor boxer de maior cilindrada de todos os tempos, 1800 cc.
2021 S1000RR M Series: Este é o primeiro modelo M da BMW Motorrad. Seus genes vêm diretamente das corridas profissionais. Utilizando o novo design de câmbio, o M RR e o M RR com pacote de competição M oferecem pura tecnologia de corrida para algumas das mais altas demandas de desempenho em corridas de motocicleta.
Por quase 100 anos, a BMW produziu motocicletas de qualidade que atendem a uma variedade de propósitos. Você pode ter a chance de aprender a trabalhar em diferentes modelos inscrevendo-se no programa BMW Motorrad no MMI.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!