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BMW R18 ROCTANE Review

Por Renan em 16/06/2023
BMW R18 ROCTANE Review


 

Avaliação geral

 

Embora a motocicleta BMW R18 cruiser não seja nova de forma alguma, a versão Roctane oferece algo novo, com uma experiência de pilotagem diferente de todos os modelos anteriores. Em essência, o Roctane vem com rodas maiores e é um híbrido de diferentes iterações, usando o quadro dianteiro do R18 normal e o quadro traseiro do BMW R18B Bagger, a fim de utilizar os cestos rígidos.

 

A BMW é rápida em apontar que as rodas maiores se devem principalmente à aparência, mas na realidade é algo que faz uma enorme diferença na qualidade do passeio, melhorando muito a distância ao solo, a estabilidade e as características gerais de pilotagem.

 

Isso significa que o Roctane tem mais usabilidade nas curvas e suas capacidades gerais como um cruzador esportivo melhoraram muito. Em termos de pura experiência de pilotagem, este é de longe o R18 mais envolvente que você pode comprar.

 

Ergonomicamente, o R18 Roctane parece atingir o melhor dos mundos. A unidade de assento atualizada funciona bem na extremidade traseira, enquanto as barras mais altas e recém-posicionadas são fáceis de alcançar para o piloto mais baixo. Mesmo assim, de acordo com outros pilotos, o Roctane ainda permanece confortável para os pilotos mais altos entre nós.

 

Por outro lado, seria bom ver algumas melhorias em termos de componentes; os freios não nos oferecem tanto poder de parada quanto eu gostaria e, no geral, ainda não é o pacote perfeito, pois o descanso lateral é um trabalho duro e a suspensão ainda está muito firme quando solavancos são jogados na mistura.

 

A mesma história também vale para a tecnologia, pois, embora a BMW seja rápida em expressar que o R18 Roctane precisa ser uma fera crua e nua, o fato de você precisar pagar uma taxa por luxos como punhos aquecidos é difícil de vender ... especialmente quando você considera o preço de R$ 132.815,97.

 

Qualidade de condução e freios

 

Em termos de conforto, o R18 Roctane atinge um equilíbrio real entre uma posição de pilotagem relaxada, com um nível impressionante de conforto. , enquanto o conforto oferecido pela nova unidade de assento é aprimorado. Claro, depois de algumas horas começa a ficar um pouco duro, mas faz um ótimo trabalho, especialmente em comparação com o modelo padrão.

 

Mas a melhoria mais impressionante vem na forma da qualidade real da pilotagem. Embora possa parecer relativamente pequeno à superfície, o Roctane vem equipado com uma roda dianteira de 21” e traseira de 18”, em vez das habituais rodas dianteiras de 19” e traseiras de 16” nos outros modelos da gama.

 

Por sua vez, isso significa que o ângulo da cabeça também foi ligeiramente alterado de 57,3 graus para 55,3 graus, o que deu ao Roctane muito mais estatura não apenas em sua estabilidade nas curvas, mas também em termos de distância ao solo.

 

Essas mudanças significam que a capacidade do Roctane de fazer curvas supera em muito a dos R18s anteriores, que tinham uma sensação de imprecisão sobre a sensação frontal em comparação. Ele cai com muito mais confiança nas curvas e também oferece uma quantidade decente de distância ao solo, o que faz uma grande diferença em estradas largas e extensas.

 

Por outro lado, isso significa que você pode pilotar o Roctane de uma maneira mais animada do que com as outras iterações, e a única coisa que resta a desejar vem na forma de poder de frenagem. Tal como acontece com muitas outras máquinas neste setor, o freio dianteiro oferece muito pouco em termos de sensação geral da alavanca e mordida real. Claro, eles fazem um trabalho amplo o suficiente no R18 padrão, mas você pode sentir um pouco mais com os 29 kg adicionais que o Roctane carrega.

 

Vale a pena notar que a suspensão oferece uma quantidade impressionante de feedback que inspira muita confiança, mas parece bastante sólida quando a superfície da estrada não é perfeita. O Roctane é um animal robusto e não é um grande fã de solavancos.

 

Motor

 

A verdadeira joia da coroa do R18, sem dúvida, vem na forma de seu motor boxer de 1802 cc. Como mencionamos tantas vezes com as gerações anteriores, o desempenho de 89bhp e 117ft lbs oferece uma experiência de pilotagem incrivelmente envolvente, com o motor potente exalando uma sensação histórica de qualidade.

 

O Roctane produz torque máximo a apenas 3.000 rpm e, por sua vez, parece que há uma cascata de força disponível desde o primeiro giro do acelerador, o que torna o uso do motor uma experiência verdadeiramente emocionante e viciante. Isso é especialmente evidente ao usar o modo de pilotagem 'Rock', que fornece a resposta mais direta do acelerador com o mínimo de Controle Automático de Estabilidade ativado, liberando o poder daquele monstruoso motor boxer. É um boxeador de nome e é um boxeador por natureza pela maneira como soca os cantos.

Talvez a única pequena coisinha venha na forma de neutro ser sensível para selecionar, mas não é de forma alguma algo que me desencorajaria se eu tivesse meu coração voltado para a besta da Baviera.

 

Confiabilidade e qualidade de construção

 

Se há algo a se notar sobre o R18 Roctane (e com todos os R18s de fato) deve ser a incrível atenção aos detalhes e a impecável qualidade de construção da máquina.

Tudo foi bem pensado e com acabamento impecável, desde as soldas no chassi até o uso e integração dos baús.

Em termos de confiabilidade, a linha R18 tem uma reputação incrível entre os proprietários e fez pouco mal desde seu lançamento em 2020.



 

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