Av. Dr. Timóteo Penteado, 490 • Centro • Guarulhos-SP

 Mais Interessantes Motos Elétricas de 2023

Por Renan em 12/01/2024
 Mais Interessantes Motos Elétricas de 2023

Ansiedade de autonomia, peso extra, preços elevados, a escassez de infraestrutura de carregamento, etc., etc. A onda de reclamações sobre motos elétricas parece nunca diminuir, mas acredite ou não, essas preocupações frequentemente repetidas estão sendo continuamente abordadas pelos fabricantes atuais (embora lentamente), e a diversidade de modelos elétricos disponíveis em 2023 deve sinalizar para muitos motociclistas que uma era iminente de motociclismo movido a bateria não está prestes a desacelerar tão cedo.

Se você as abraça ou as ignora, não há como negar que as motos elétricas estão se infiltrando em quase todos os segmentos do nosso esporte; esta lista sozinha abrange desde motocross até ciclomotores utilitários, turísticas e scooters, então realmente há algo para todos no corajoso novo mundo elétrico. Se você é fã de baterias substituíveis, designs elegantes, eletrônicos de ponta e deslocamento silencioso, continue lendo.

2023 Cake Makka | 1,3–3,75 hp | A partir de $4.170
Parte de comunidade urbana de curta distância, parte cavalo de trabalho, a nova Makka legalizada para uso nas ruas se destaca do resto da multidão elétrica de duas rodas por sua estética única. Mas não é apenas aparência; o modelo mais compacto e de menor preço da Cake até o momento também pode servir como um excelente veículo de curto alcance para deslocamentos. O e-moped leve, mas robusto, está disponível em duas versões, Flex e Range, ambas com chassi de alumínio de qualidade aeroespacial em aros de motocicleta de 14 polegadas e alimentadas por um motor montado no cubo com ímã permanente projetado para recados de curta distância em ambientes urbanos apertados.

De acordo com a Cake, o modelo mais potente, Makka Flex, tem uma velocidade máxima de 28 mph e pode percorrer 34 milhas com sua bateria de 31Ah (em pilotagem mista na cidade), enquanto o Makka Range tem uma velocidade máxima de apenas 15 mph, mas uma maior autonomia de 41 milhas. (Há também um modelo Work, que dobra a capacidade e autonomia da bateria, mas essa versão está disponível apenas na Europa.) A Cake afirma que você pode carregar completamente a bateria removível em três horas com o carregador externo de 10a fornecido, e o peso para ambas as versões é de 154 libras com a bateria. O preço sugerido começa em $4.140.

2023 UBCO 2X2 Adventure | 3,2 hp | A partir de $4.999
A UBCO e a Cake têm mais em comum do que nomes estranhos; seus designs também revelam um senso de propósito compartilhado. A Adventure 2X2 da UBCO, no entanto, leva as coisas mais longe no aspecto utilitário, com o ciclomotor elétrico ostentando um motor de cubo de 1kW em cada roda e 19 cavilhas embutidas no chassi para prender seus equipamentos.

Embora os estimados 3,2 hp da moto não vençam corridas de arrancada (a velocidade máxima é de 30 mph), a tração nas duas rodas significa que você pode atravessar quase qualquer coisa. A suspensão decente, com 5,1 polegadas na frente e 4,7 polegadas atrás, ajuda a suavizar a maioria dos solavancos, e os freios a disco hidráulicos com frenagem regenerativa facilitam a desaceleração da máquina de 145 libras (com bateria de 2,1 kWh). A ADV está pronta para on/off-road e possui rodas de raios de 17 polegadas e pneus multiuso, farol, setas e suporte de placa de licença acoplados a um resistente chassi de liga de alumínio. A UBCO afirma que a ADV percorrerá 43 milhas com a bateria padrão de 2,1 kWh; a unidade maior de 3,1 kWh adicionará 11 libras, mas também proporcionará 75 milhas de autonomia.

O maior ponto de discussão da ADV costumava ser o preço de $6.999, embora a empresa recentemente tenha reduzido para $4.999, o que parece razoável para o único veículo de tração nas duas rodas aqui.

2023 KTM SX-E 3 | 2,68 hp | A partir de $5.099
Se você está procurando introduzir seu jovem no motociclismo, uma minibike elétrica é uma opção especialmente convincente. Com menos requisitos de manutenção, menos ruído e sem emissões em comparação com suas contrapartes a combustão interna, a amigável para iniciantes KTM SX-E 3 junta-se à linha elétrica da marca abaixo do mais potente KTM SX-E 5, com um pacote menos intimidante.

Embora ambos compartilhem o mesmo motor sem escova refrigerado a ar de 48 volts, a saída inferior de 2,68 hp do E 3, a bateria menor de 648Wh, o assento ajustável e as rodas de 10 polegadas tornam-no mais mecanicamente e ergonomicamente acessível, sendo uma ótima escolha para os mais jovens que estão começando a entender como funciona o acelerador.

Do lado positivo, o SX-E 3 exibe a típica qualidade de construção robusta da KTM, com componentes impressionantes como um garfo invertido WP Xact de 35 mm, freios a disco na frente e atrás, e um resistente chassi de aço cromoly para manter tudo junto. O design fino do motor combina bem com o chassi compacto, e seus seis modos de pilotagem podem ser bloqueados para evitar que os jovens entusiastas façam sua melhor impressão de Travis Pastrana. Um útil sensor de capotamento corta a energia em caso de queda, e carregar a bateria de íon de lítio até 100 por cento leva apenas 70 minutos com uma tomada padrão de 110 volts.

2023 Sur-Ron Ultra Bee | 16,7 hp | $6.499
Embora ainda não tenhamos experimentado uma em metal, a mais recente moto off-road da Sur-Ron despertou nosso interesse principalmente pelo fato de que a Ultra Bee combina tecnologia atualizada com uma nova plataforma de peso médio, junto com um preço razoável, considerando as especificações. Por $6.500, você obtém um quadro leve de alumínio forjado, um garfo invertido totalmente ajustável de 37 mm com saudáveis 9,4 polegadas de curso, três modos de pilotagem (bem como regeneração e controle de tração comutável de três modos) e um motor de ímã permanente síncrono produzindo um pico de 16,76 cavalos e 325 lb.-ft. de torque. A Ultra Bee rola em rodas de 19 polegadas na frente e atrás (embora upgrades estejam disponíveis) e pesa apenas 187 libras, com uma velocidade máxima reivindicada de 56 mph e uma autonomia máxima de 87 milhas a 25 mph, dependendo do terreno (lembre-se, esta é uma moto off-road). A bateria removível é uma unidade de íon de lítio de 74V/55Ah, com um tempo de carga declarado de 4,5 horas (até 100 por cento).

Nos Estados Unidos, a Sur-Ron Ultra Bee será vendida apenas como um modelo off-road, sem luzes.

2023 Sondors MetaCycle | 20 hp (pico) | $6.500
Mesmo com um período de gestação mais longo do que o esperado e alguns atrasos de produção e mudanças de design inesperadas ao longo do caminho, a primeira incursão da Sondors em motos elétricas, a leve Metacycle, continua a despertar interesse tanto por suas especificações quanto pela etiqueta de preço. As motos estão finalmente sendo enviadas para os clientes agora, e mesmo que o preço seja atualmente de $6.500 em vez dos $5.000 originais, ainda é um dos mais baixos aqui para uma moto legalizada para uso em vias públicas e capaz de rodar em rodovias. Com seu exclusivo chassi de alumínio fundido "exo", a Meta parece mais com um grande ciclomotor (adequado, já que a Sondors é mais conhecida como uma empresa de bicicletas), mas pode competir com motos de tamanho completo graças a uma potência reivindicada de 20 hp e um torque máximo de 130 lb.-ft. do motor de cubo de ímã permanente de 14,5 kW (pico). Isso pode não parecer muito, mas é bom para uma velocidade máxima de 80 mph, e três modos de pilotagem permitem que você ajuste suas preferências. Um par de freios hidráulicos de dois pistões diminui sua velocidade, enquanto a robusta bateria de íon de lítio de 4.000Wh (removível, mas com ferramentas) pode ser carregada até 100 por cento em 3 horas e 45 minutos com o carregador compacto padrão de 110c AC.

2024 BMW CE 04 | 42 hp | $12.195
A CE 04 de aparência futurista da BMW já chamava a atenção como um conceito, e na forma de produção, o maxi scooter ainda é um assunto de conversa. A maioria das pessoas se concentrará nos 42 hp de potência (pico reivindicado) e na velocidade máxima de 75 mph, mas o display TFT de 10,25 polegadas e o corpo de aço alongado e rebaixado também receberão seus comentários.

Essa saudável potência vem de um motor magnético permanente refrigerado a líquido, com energia proveniente de uma bateria de 8,9 kWh montada na parte inferior do chassi, permitindo refrigeração a ar. A BMW afirma que levará cerca de seis horas para uma carga completa de 100 por cento de uma tomada doméstica padrão de 110V (embora um carregador rápido opcional esteja disponível), o que proporcionará 80 milhas de autonomia em condições normais. O grande display TFT permite que você faça chamadas telefônicas, tenha uma conexão Bluetooth com o capacete e escolha música e navegação, além de acessar os três modos de pilotagem.

Como uma peça de engenharia requintada e um prático meio de transporte urbano, a CE 04 marca pontos importantes, e é atualmente o único scooter elétrico de tamanho médio que você encontrará de um fabricante de motocicletas mainstream. Mas, com um preço inicial de $12.195, claramente não é uma opção econômica.

2023 Stark Varg | 80 hp | A partir de $12.900 (opção de 60 hp)
Com a nova Varg, a Stark Future claramente significa negócios. A motocross da empresa é bem pensada, com um design meticulosamente construído utilizando uma forma de motor aerodinâmica que minimiza o volume e um chassi de aço cromoly unido a um compartimento de bateria em forma de colmeia para resistência com flexibilidade. Em nossa primeira volta com a moto no ano passado, nós aclamamos que a Varg estava "pronta para a batalha... e se sente absolutamente competitiva." Ajudando as coisas está um garfo totalmente ajustável de 48 mm e um amortecedor piggyback com 12,2 polegadas de curso em cada extremidade, 80 hp reivindicados e incríveis 664,5 lb.-ft. de torque na roda traseira, cortesia do motor de manga de carbono leve. A bateria de 6 kWh pode ser recarregada com o carregador padrão de 120V em 150 minutos.

Você pode ajustar as preferências por meio do display inteligente para manter a potência utilizável (a Stark diz que existem 100 modos de pilotagem!), mas ainda é uma quantidade massiva para controlar em seus dedos. Também ouvimos dizer que encomendar uma Stark online é bastante indolor: basta pagar o pagamento inicial; especificar a potência de saída (uma opção de 60 hp economiza $1.000); escolher um freio traseiro operado manual ou pedal; escolher o tamanho da roda traseira; inserir o peso do piloto para a configuração da suspensão; e escolher sua cor.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..