Av. Dr. Timóteo Penteado, 490 • Centro • Guarulhos-SP

Manutenção de motocicletas: o guia definitivo

Por Renan em 19/08/2023
Manutenção de motocicletas: o guia definitivo

 

As coisas mais importantes em nossas vidas precisam de manutenção. Uma cozinha não fica limpa sozinha, uma casa precisa de manutenção periódica para permanecer habitável e um carro requer (entre outras coisas) trocas regulares de óleo e pneus. Portanto, quando se trata da motocicleta que você tanto ama, não deve ser surpresa que haja algumas tarefas regulares que você terá que realizar para manter sua máquina em perfeitas condições.

 

A seguir, falaremos sobre oito das tarefas mais importantes de manutenção de motocicletas que você pode fazer em casa. É isso mesmo – todas as tarefas que discutiremos aqui podem ser feitas por você mesmo com um pouco de know-how. Mas nunca é uma má ideia confiar isso a um profissional, e especialmente os iniciantes não devem ter vergonha de levar sua bicicleta para a garagem para consertar um pouco.

 

Se você está pronto para sujar um pouco as mãos e fazer algumas manutenções básicas de motocicletas DIY, continue lendo. Abordaremos todos os fundamentos para garantir que sua motocicleta tenha uma ótima aparência e uma condução ainda melhor.

 

1. Limpando sua motocicleta

Limpar regularmente sua motocicleta é uma das tarefas de manutenção mais importantes e, felizmente, é relativamente simples de fazer você mesmo. Você só precisa de alguns materiais de limpeza automotiva (como esponjas macias e escovas de cerdas), uma mangueira e um limpador de motocicleta.

 

As etapas básicas de limpeza de sua motocicleta funcionam assim:

 

  • Prepare sua área de trabalho e tampe o escapamento de sua motocicleta.

  • Dê um enxágue rápido na bicicleta com um borrifador ou uma mangueira em um nível baixo para soltar a sujeira que está endurecida.

  • Ensaboe a motocicleta com seu spray de limpeza para motocicletas ou sabão automotivo, trabalhando de cima para baixo na moto e tomando cuidado para não esfregar com muita força. Use uma escova de cerdas macias para áreas como a corrente e as rodas.

  • Enxágue a espuma imediatamente para não deixar estrias e manchas.

  • Seque sua bicicleta suavemente com um pano de microfibra e um pouco de ar comprimido para os cantos e recantos.

  • Aplique uma camada de cera no corpo da sua motocicleta para mantê-la bonita e protegê-la da sujeira.

  • Observe que você deve limpar sua bicicleta apenas quando o motor estiver frio e também que você deve evitar o uso de configurações de mangueira de alta pressão ou lavadoras de alta pressão. Para obter instruções completas sobre como cuidar de sua motocicleta com uma limpeza completa, incluindo como preparar seu espaço de limpeza, consulte nosso guia para lavar uma motocicleta.

 

2. Cuidando da sua bateria

A bateria de uma motocicleta durará mais e será mais confiável quando for mantida limpa e totalmente carregada. Os motociclistas devem periodicamente fazer uma inspeção visual da bateria de sua motocicleta, procurando corrosão ou conexões soltas nos terminais da bateria e limpar os terminais e a caixa da bateria com uma solução de água e bicarbonato de sódio. Quando os terminais estiverem limpos, aplique uma pequena quantidade de vaselina neles para ajudar a protegê-los.

 

Agora, vamos falar sobre o carregamento. Se você não anda de bicicleta todos os dias, um carregador lento é um divisor de águas para proteger a vida útil da bateria. Esses dispositivos práticos facilitam a manutenção de uma carga saudável da bateria, fornecendo um fluxo baixo e constante de corrente à bateria quando ela não está em uso. Os carregadores lentos são baratos e ajudarão a prolongar a vida útil da bateria, além de serem uma parte essencial de como guardar uma motocicleta no inverno.

 

Finalmente, se você perceber que sua bateria começou a se esforçar para manter a carga, vá em frente e substitua-a. Gastar alguns dólares para substituir a bateria agora é muito melhor do que desligá-la inesperadamente quando você estiver longe de casa.

 

3. Trocando seu óleo

Assim como os veículos de passageiros, as motocicletas usam óleo de motor para lubrificar as partes móveis de seus motores e mantê-los resfriados. E assim como acontece com os veículos de passeio, esse óleo fica sujo e precisa ser trocado periodicamente. Na verdade, é ainda mais importante em motocicletas porque a maioria das motocicletas modernas possui uma “embreagem úmida” lubrificada com óleo.

 

Alguns motociclistas recomendam trocar o óleo uma vez por ano ou a cada 3.000 a 5.000 milhas, embora você precise trocar com mais frequência se andar de bicicleta com muita força. Felizmente, o processo de trocar o óleo de uma motocicleta não é tão difícil quanto você pode temer, e é mais fácil do que trocar o óleo na maioria dos carros porque geralmente há muito menos outras coisas no caminho.

 

Trocar o óleo da motocicleta é um processo bastante simples que começa com a remoção do bujão de drenagem e a drenagem do óleo velho para uma panela. Você precisará remover e trocar o filtro de óleo, reinstalar o bujão de drenagem e reabastecer com óleo novo. Certifique-se de usar o tipo de óleo de motor de motocicleta especificado pelo fabricante de sua bicicleta e tome cuidado para não transbordar.

 

Enquanto você está nisso, verifique também os outros fluidos da sua bicicleta e complete-os conforme necessário. Isso inclui:

 

- Refrigerante

 

– Fluido de transmissão (caso sua moto não tenha embreagem úmida)

 

– Óleo de garfo

 

- Fluido de freio

 

4. Manutenção de seus pneus

Os pneus da motocicleta sofrem muito, por isso é crucial verificar seus pneus regularmente e garantir que estejam em boas condições. Antes de sair para pedalar, verifique sempre a pressão dos pneus para certificar-se de que está na psi especificada pelo fabricante do pneu e/ou pelo manual do proprietário da motocicleta. Faça a verificação da pressão dos pneus com os pneus da moto ainda frios; caso contrário, o calor pode aumentar temporariamente a pressão.

 

Você também deve verificar se os pneus apresentam sinais de desgaste excessivo. O “teste do centavo” é uma maneira simples, mas eficaz de fazer isso. Basta colocar um penny Lincoln de cabeça para baixo em vários sulcos diferentes da banda de rodagem do pneu. Se você pode ver o topo da cabeça de Abraham Lincoln com mais frequência, seus pneus estão desgastados e precisam ser substituídos o mais rápido possível.

 

Os pneus de motocicleta mais novos também têm indicadores de desgaste obrigatórios pelo DOT, que são pequenas tiras de borracha que correm horizontalmente pela banda de rodagem e se tornam visíveis quando a banda de rodagem do pneu está gasta. Se você vir essas tiras em seu pneu, é outra indicação de que sua banda de rodagem está quase gasta e precisa ser substituída imediatamente.

 

5. Mantendo sua corrente limpa e lubrificada

A corrente de sua motocicleta é a parte de sua anatomia que fornece força motriz para a roda traseira, por isso é extremamente importante mantê-la em boas condições. Felizmente, a manutenção da corrente é uma das tarefas mais fáceis da lista, por isso é ótima para começar se você for novo na manutenção de motocicletas.

 

Você vai querer verificar se a corrente está desgastada enquanto a limpa. O manual de serviço da sua bicicleta informará como determinar quando a corrente e as rodas dentadas que a acompanham precisam ser substituídas. Se você precisar de uma nova corrente e rodas dentadas, não tente substituí-las você mesmo, a menos que seja um mecânico de motocicletas DIY confiante e experiente.

 

Para remover sujeira e sujeira de sua corrente, você pode usar um limpador de corrente especializado ou querosene normal. Pulverize, limpe e, em seguida, faça outra passagem para uma boa medida. Você quer tirar o máximo de coisas nojentas que puder, e provavelmente há muito disso. Sua corrente está perto da estrada e do motor, então ela acumula muitas coisas nojentas.

 

Quando a corrente estiver totalmente seca, aplique um pouco de lubrificante para correntes de motocicleta. Se você tiver uma corrente com O-rings, ela não precisará de tanto lubrificante porque o fluido dentro dos anéis ajuda a mantê-los lubrificados. Dê um pouco de tempo para a cera da corrente secar e sua corrente estará pronta para balançar e rolar novamente.

 

6. Limpando seu filtro de ar

O filtro de ar é responsável por bloquear a gosma desagradável que, de outra forma, voaria para a entrada de ar do motor - sujeira, detritos, poeira e muito mais. Portanto, faz sentido que um filtro de ar fique sujo e precise ser limpo ou trocado regularmente. Um filtro de ar negligenciado pode prejudicar a potência e o desempenho do motor de sua motocicleta, impedindo o fluxo de ar adequado para o motor, o que é uma má notícia.

 

Você limpará o filtro de ar ou o substituirá, dependendo do tipo de filtro que estiver usando. Os filtros de papel geralmente são substituídos, enquanto os filtros de espuma e algodão podem ser limpos com solventes especiais. O intervalo recomendado varia de acordo com o tipo de bicicleta que você possui e a quantidade de detritos que entra no filtro. Uma bicicleta suja precisará de trocas frequentes do filtro de ar, enquanto uma bicicleta de passeio ou que raramente é usada exigirá menos.

 

A facilidade de trocar o filtro de ar da sua bicicleta depende de onde o filtro está localizado. Algumas motocicletas possuem um filtro de ar de fixação facilmente acessível no lado direito da motocicleta, enquanto em outras ele está localizado embaixo do tanque de gasolina. Se você tiver um grampo, é uma simples questão de retirar o filtro e limpá-lo ou substituí-lo.

 

A troca de um filtro de ar sob o tanque de gasolina geralmente não é uma tarefa particularmente difícil, mas pode ser complicada se você for novo na manutenção de motocicletas. O processo envolverá a remoção do tanque de gasolina e a desconexão dos fios dentro da bicicleta, portanto, pise com cuidado e certifique-se de entender o que está fazendo antes de entrar.

 

7. Verificando seus freios

Por razões óbvias, seus freios são muito importantes. Tanto que, se há algo nesta lista que é melhor deixar para um profissional, é o trabalho de freio. Os novos pilotos, em particular, devem ser cautelosos quando se trata de freios. Ainda assim, qualquer motociclista pode verificar os sinais visuais que indicam desgaste nos freios.

 

O que você deveria estar procurando? Primeiro, verifique as ranhuras indicadoras de desgaste nas pastilhas de freio. Cada pastilha de freio deve apresentar vários sulcos profundos que desaparecem à medida que a pastilha de freio se desgasta. Se você não consegue mais ver a ranhura nas pastilhas ou está começando a ficar fraca, troque as pastilhas de freio o mais rápido possível.

 

Os pilotos também devem ficar de olho no desempenho de seus freios e se a frenagem é suave ou mole. Se isso soa como seus freios, eles podem ter ar nas linhas hidráulicas e precisam ser sangrados. Sangrar os freios é outra tarefa que não é recomendada para iniciantes, mas você pode fazer isso sozinho se for um mecânico confiante.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..