Conheça a Triumph Speed ??400 e a Scrambler 400 X – as mais recentes adições à linha retrô moderna da empresa, movidas por um novo monocilíndrico de 398 cc com refrigeração líquida e construído em colaboração com os gigantes da manufatura indiana Bajaj Auto.
A classe de singles abaixo de 47bhp é um grande negócio globalmente - com o principal rival Royal Enfield trocando 3.830 motos desse tipo apenas no Reino Unido durante 2022.
A Triumph, compreensivelmente, gosta de uma fatia do bolo - com as duas novas motos produzindo 39,5 cv a 8.000 rpm. Disponível a partir de dezembro de 2023, ainda não há informações sobre preços, mas nos disseram que estará de acordo com o restante da classe.
Tanto a Speed ??quanto a Scrambler foram criadas e projetadas em Hinckley, com produção realizada pela Bajaj na Índia, bem como nas próprias fábricas indianas e tailandesas da Triumph. O motor encontrado em ambas as motos faz parte de uma nova 'Série TR' que celebra a herança do Troféu monocilíndrico da Triumph, que pode ser rastreada até o início do século XX.
Dito como característico e combinado com uma nota distinta do motor monocilíndrico, o motor apresenta um sistema de válvulas de dedo seguidor com uma massa recíproca baixa, além de revestimentos DLC para reduzir o atrito. Há uma caixa de câmbio de seis marchas, intervalos de manutenção de 10.000 milhas e uma garantia de quilometragem ilimitada de dois anos.
Juntamente com um cabeçote de cilindro aletado, um radiador dianteiro discreto e um silenciador de escapamento elevado, o motor compartilhado está alojado em um chassi de aço tubular com um subquadro traseiro aparafusado também encontrado em ambos os modelos. Há também uma embreagem assistida por torque para reduzir o esforço necessário para apertar a alavanca no trânsito e reduzir o risco de travar a roda traseira em uma redução de marcha.
A partir daqui, o par começa a diferir, com o Speed ????seguindo um caminho orientado para a estrada e o Scrambler mostrando apetite pela ocasional faixa verde empoeirada.
Com foco na Speed, que une as famílias Triumph Speed ??Twin 900 e Triumph Speed ??Twin 1200, o novo roadster 400 pesa apenas 170 kg em piso molhado – cerca de 6 kg a mais do que um BMW G310R monocilíndrico com 90% de sua capacidade combustível – e apresenta uma altura de assento de 790 mm.
Por ser voltada para a estrada, ela rola sobre um par de aros de 17 polegadas revestidos com pneus Metzeler Sportec M9RR de qualidade, com suspensão fornecida por um conjunto de garfos dianteiros invertidos de pistão grande de 43 mm com 140 mm de curso e um único amortecedor com ajuste remoto de pré-carga .
Colocando o piloto em uma posição de pilotagem neutra e natural, a frenagem é então atendida por meio de uma pinça radial de quatro pistões na frente, mordendo um disco de 300 mm. Há um disco de 230 mm na parte traseira, com ABS em ambas as extremidades para atender às regras de homologação Euro5.
Sendo uma Triumph moderna, há também toda uma série de ajudas eletrônicas em ambos os modelos, incluindo um acelerador eletrônico fornecido pela Bosch, além de controle de tração comutável para fornecer um cobertor de segurança adicional. Produzindo uma fração abaixo de 40bhp, porém, pode-se argumentar que é improvável que seja realmente chamado.
Você também obtém iluminação LED completa, além de um painel LCD completo com uma leitura do velocímetro analógico para ambiciosos 110 mph. Esta unidade também exibe o medidor de combustível, indicador de marcha e muito mais - com uma barra de rolagem localizada no guidão e um soquete USB-C a bordo para carregar dispositivos móveis, como um telefone ou sistema de navegação por satélite.
Se você gosta de um, o Speed ??400 estará disponível em uma escolha de 'Carnival Red', 'Caspian Blue' e 'Phantom Black'.
Ainda não se sabe se veremos mais modelos fazendo uso desta nova unidade DOHC 398cc Euro5 com injeção de combustível, mas é improvável que a Triumph se dê tanto trabalho por apenas dois designs - ambos os quais compartilham a mesma qualidade e estilo que o gama premium existente da empresa. Assista esse espaço.
Triumph Scrambler 400 X
A Triumph Scrambler 400 X pode compartilhar o mesmo motor e componentes principais do chassi da Speed ??400, mas há várias diferenças que a diferenciam.
Inspirando-se na Triumph Scrambler 1200 maior, lançada em 2019 e desde então com mais de 15.000 unidades vendidas, a nova 400 X recebe um pacote eletrônico diferente e uma configuração de suspensão projetada para ajudá-la a se sentir mais em casa fora das pistas.
Pesando 179 kg – nove quilos a mais que o Speed ??– há um assento mais alto de 835 mm de altura, além de uma roda dianteira de 19 polegadas para melhor destreza off-road. Isso é auxiliado ainda mais pela inclusão dos pneus Metzeler Karoo Street, que oferecem um meio-termo feliz entre on e off-road.
O peso extra vem por uma série de razões – incluindo um curso mais longo da suspensão e uma distância entre eixos 37 mm mais longa para maior estabilidade. Os garfos têm 10 mm adicionais de curso, com 20 mm extras na parte traseira - além de um conjunto de barras um pouco mais largo.
Os freios dianteiros também são diferentes, com o único disco dianteiro subindo de 20 mm para 320 mm. O ABS pode ser desativado para maior controle fora da estrada – assim como o controle de tração.
Também auxiliando no controle da máquina está um pedal de freio maior em aço fundido e pedaleiras de alta aderência. Uma sutil placa bash também protege a parte inferior do motor, embora grande parte do roteamento do escapamento permaneça exposta.
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