Avaliação geral
Desculpe, odiadores, mas a Harley-Davidson Iron 883 é boa para uma motocicleta cruiser de nível básico. Essas últimas quatro palavras são fundamentais. Em comparação com outro peso médio de nível básico, digamos uma Yamaha MT-07, a Harley parece muito ruim (especialmente se você se referir apenas à folha de especificações).
Mas em comparação com outros cruzadores de nível básico, é uma máquina divertida sem sentido e sem truques. Também não é tentar ser uma Harley-Davidson, como a Honda CMX500 Rebel ou a Kawasaki Vulcan 650 por exemplo, o que conta muito.
É uma coisa difícil de explicar, mas a Harley-Davidson Iron 883, como muitas outras Harleys para ser honesto, tem algo que a torna mais do que a soma de suas partes. Eles são, sem dúvida, caros, com pouca potência e acima do peso, mas também são pedaços de metal realmente brilhantes.
Tem uma embreagem pesada, seus freios são relativamente fracos, sua direção é lenta, o motor é comparativamente desajeitado (assim como a caixa de câmbio) e o cilindro traseiro fica desconfortavelmente quente no trânsito - mas parece e se parece com uma Harley genuína e isso deveria não seja subestimado.
Comparado com o Harley Street 750 (antigo porco básico da Harley), o 883 tem linhas mais limpas com seu design mais puro e simples e a falta de um radiador. Depois, há o icônico tanque 'amendoim', escapamentos duplos montados na lateral, clássico 'pára-choque' traseiro cortado e barras de estilo 'arrastar'. Se você removesse o distintivo H-D do Iron, ainda não teria dúvidas de quem o fez.
Pilotar a 883 é bom – e isso é o que mais importa. Não parece uma imitação de uma Harley – parece um verdadeiro negócio.
Há uma próspera comunidade de entusiastas da Harley-Davidson dirigida pela própria empresa chamada HOG - Harley Owners' Group.
Esta moto também é muito popular entre aqueles que gostam de personalizar sua motocicleta. Ele aparece em nosso artigo Melhores motos personalizadas. A Mutt Motorcycles até criou seu próprio Iron 883 escurecido personalizado em 2018.
Em 2022, a Harley substituiu o Iron 883 por um novo cruzador básico chamado Nightster.
Qualidade de condução e freios
Para 2015, a Harley-Davidson colocou toda a plataforma Sportster por meio do 'Projeto Rushmore'. Houve alguns resultados, mas o maior para o Iron 883 foi uma suspensão totalmente nova e freios muito melhores.
Eles não estão rotulados, mas são de marcas apropriadas: a suspensão vem da Showa e os freios são da Brembo. O resultado é um passeio muito melhor em todos os sentidos. Os garfos agora são muito mais progressivos e não batem mais em solavancos, embora tenham um curso bastante curto (92 mm), então frear em um buraco ainda é uma droga.
Na parte traseira, a pré-carga agora é ajustável em uma faixa de 50 mm, em vez das três opções anteriores, mas, novamente, a viagem é curta (apenas 41 mm), portanto estradas irregulares são experiências destruidoras. Rivais, como o Indian Scout, lidam com isso muito melhor.
As novas pinças de pistão duplo dianteiras e traseiras dão muito mais mordida e se sentem melhor na alavanca, mas ainda exigem um pouco de esforço para puxar para cima com pressa. O ABS era uma opção até 2017 e funciona como deveria.
Na estrada, embora você realmente não perceba, pois raramente atingirá a velocidade em que terá problemas com os freios.
Motor
O motor da Harley Iron 883 é seu maior trunfo e sua maior fraqueza. É um motor Harley adequado, então é um V-twin refrigerado a ar de 45 graus, operado por pushrod - assim como a maioria das outras Harleys desde 1912. Isso significa que soa bem e ronca como deveria, ao contrário do resfriado a água anterior Street 750 de nível de entrada e Street Rod inspirado em hot rod.
No entanto, isso significa que não gera muita potência ou torque (apenas 51,2bhp e 50,2ftlb, respectivamente). Para dar uma chance decente, ele tem umas primeiras marchas bastante baixas, no entanto, também tem apenas uma caixa de câmbio de cinco marchas e uma desajeitada.
Isso também significa que pode parecer um pouco agitado e ofegante na estrada. E embora o resfriamento a ar pareça bom, você se senta notavelmente perto daquele cilindro traseiro, então o tráfego lento e em dias quentes as coisas podem esquentar um pouco em suas calças. Não há duas maneiras sobre isso, mas a competição tem o Iron lambido aqui.
Confiabilidade e qualidade de construção
O motor Evolution refrigerado a ar na linha Sportster já existe há tanto tempo que todos os principais problemas foram resolvidos. O único potencial desagradável que resta é a placa de mola na embreagem, que falha e pode ser um conserto caro.
É muito mais barato (e mais fácil) apenas trocar algumas placas de embreagem extras de antemão para evitar que dê errado. Os vazamentos de óleo das caixas de balanço não são inéditos, mas é uma solução barata e fácil. Fora isso é só trocar o óleo a cada 5.000 km.
Também como a maioria das Harley desde meados dos anos 80, o motor possui levantadores de válvulas hidráulicos, para que nunca precisem de um ajuste de válvula, enquanto a transmissão final funciona por correia. Mantenha-o ajustado corretamente e você poderá percorrer mais de 60.000 milhas sem substituição.
No geral, a qualidade de construção é boa, no entanto, existem alguns problemas que surgem regularmente. A parte de trás dos guarda-lamas dianteiro e traseiro é propensa a ferrugem, enquanto a área abaixo das vedações do garfo é corroída. Um revestimento generoso de XCP ou ACF-50 deve manter o pior dos problemas afastados, mas, como todas as bicicletas, se você andar com elas em um clima ruim e não cuidar delas, elas não responderão bem.
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