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'O futuro está em aberto': chefes da BMW sobre o desafio do elétrico e por que ainda não acabou para a combustão

Por Renan em 26/06/2023
'O futuro está em aberto': chefes da BMW sobre o desafio do elétrico e por que ainda não acabou para a combustão

 

À medida que o mundo se esforça para o transporte ecológico, prever a propulsão futura das motocicletas está se tornando um desafio cada vez mais difícil – e isso também é verdade para grandes marcas como a BMW.

 

Enquanto alguns colocaram todos os seus ovos firmemente na cesta elétrica, outros estão escolhendo um caminho totalmente diferente com Honda, Suzuki, Kawasaki e Yamaha anunciando uma parceria de pesquisa sobre a viabilidade do hidrogênio.

 

Para descobrir onde a BMW se encaixa no cenário, a MCN conversou com o chefe de sua divisão de motocicletas, Dr. Markus Schramm, ao lado do chefe de design, Edgar Heinrich. “A posição do BMW Group – e especialmente em motocicletas – é que queremos soluções tecnológicas abertas”, disse o Dr. Schramm.

 

“Certamente estamos planejando a mobilidade elétrica. Já começamos, mas também estamos desenvolvendo a história do ICE [motor de combustão interna]. Acho que veremos motos elétricas sérias antes dos combustíveis eletrônicos [sintéticos] ”, acrescentou.

 

“Estou convencido – e estamos planejando isso – que em um futuro próximo lançaremos a primeira bicicleta [elétrica] adequada. Começamos agora nas áreas urbanas, então este ano veremos outro modelo para a área urbana.”

 

Continuando a confirmar que esta primeira “bicicleta adequada” seria um projeto roadster, o Dr. Schramm também acredita que os combustíveis sintéticos desempenharão um papel fundamental. “E-combustíveis são uma parte muito importante disso, e estou pessoalmente muito convencido de que a discussão política mudará durante os próximos 10 anos.

 

“Estamos muito otimistas, mas somos muito insistentes em termos de e-combustíveis porque estou convencido de que em 20 anos haverá pessoas solicitando bicicletas de mobilidade elétrica porque querem e é emocional, e não por regulamento.

 

“No longo prazo, em torno de 30 anos, acho que haverá uma parcela significativa acima de 50% que é mobilidade elétrica. Mas, ao mesmo tempo, estou convencido de que os motores de combustão sobreviverão.”

 

Além de discutir o plano de longo prazo da BMW, o MCN questionou o designer Edgar Heinrich sobre os desafios que ele e sua equipe podem enfrentar à medida que nos afastamos do foco na combustão tradicional.

 

“As motos elétricas abrem um novo campo para o design, porque se você olhar para as motos existentes, elas são projetadas principalmente em torno dos motores”, disse Heinrich.

 

“As motos legais ou as motos icônicas são definidas pelo motor – como um motor V-twin, quatro em linha, boxer plano ou o L-twin da Ducati. Se você abolir todos os motores e colocar apenas uma grande caixa preta [o motor elétrico] e todas as marcas tiverem a mesma caixa preta, qual é o ícone da bicicleta?”

 

Ele continuou: “A abolição do motor é uma grande perda na percepção das motos, mas isso é algo com o qual temos que lidar”.

 

Heinrich e sua equipe experimentaram isso em junho de 2019 com o conceito nu Vision DC Roadster, que usava refrigeradores montados na lateral para imitar os cilindros de um motor boxer tradicional.

 

“Não tentamos falsificar um motor boxer, mas literalmente colocamos os componentes quentes – quanto mais frios os radiadores – no fluxo de ar”, explicou ele. “Isso é basicamente o que [designer-chefe] Max Friz fez com a primeira motocicleta com motor boxer. É a mesma lógica.”

 

Apesar dos desafios, Heinrich continua entusiasmado com o futuro – comparando a tela em branco atual aos dias pioneiros das duas rodas.

 

“Se você olhar para as motos dos anos 1920 ou 30, o espaço era muito amplo para qualquer tipo de suspensão, assentos, distribuição de válvulas, freios, qualquer coisa. Isso tudo se resumiu a alguns conceitos gerais. Os garfos agora são todos iguais, os freios são os mesmos, há quatro layouts básicos de motor e três layouts diferentes de quadros”, disse ele.

 

“Se você olhar para a parte elétrica, tudo está em aberto. De repente, você pode reorganizar. É superinteressante e, de vez em quando, os designers vêm com ideias legais que nunca pensamos antes.”

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