Avaliação geral
Em um movimento ousado da KTM, o novo 790 Adventure (e 790 Duke) é construído em sua totalidade (incluindo seu motor) pela CFMoto na China e não pela KTM na Áustria como suas outras motos de aventura.
Esta decisão de economia de custos permitiu que a KTM oferecesse a 790 Adventure por menos de £ 10.000, colocando-a frente a frente com a nova geração de rivais de motos de aventura de peso médio do Japão.
Além disso, como o motor 790 produz menos potência do que o 890, ele pode ser restrito para os titulares de licença A2 onde o 890 não pode, expandindo sua base de clientes em potencial. A decisão da KTM de terceirizar a produção é inteligente? Na evidência do 790 Adventure, você tem que dizer isso.
Uma moto de aventura de peso médio realmente impressionante, a 790 Adventure vem com eletrônica responsiva ao ângulo de série, algo que falta em todas as suas rivais japonesas, bem como a opção de adicionar controle de cruzeiro, novamente um recurso notável por sua ausência na Yamaha Ténéré 700 , a nova Honda Transalp e a Suzuki V-Strom 800DE.
Muito divertido de pilotar com excelente suspensão e um motor forte, há pouco o que não gostar no 790 Adventure e muito o que realmente admirar. Importa quem realmente o construiu? Na verdade não, o mundo agora é um mercado global e o mais importante é seu design fundamental e garantir que a qualidade do produto final não caia.
Se a KTM pode manter um controle rígido sobre esses aspectos, e não há razão para que não possam, a 790 Adventure é uma moto de aventura de peso médio realmente boa, com uma lista de especificações impressionantemente alta e um preço muito competitivo que por acaso foi construído em China e não na Áustria. O 'modo de demonstração' inevitavelmente levará a clientes insatisfeitos, mas isso é uma pequena marca negra contra uma máquina de outra forma muito boa.
Qualidade de condução e freios
Apesar dos garfos e amortecedores WP APEX estarem uma geração atrás das unidades usadas no 2023 KTM 890 Adventure atualizado, na estrada eles têm um desempenho excelente.
Os garfos carecem de qualquer ajuste e o choque só obtém pré-carga de mola ajustável, mas a qualidade do amortecimento é tão boa que você realmente não sente a necessidade de mexer nas configurações. Oferecendo a quantidade certa de deslocamento para absorver solavancos, mas sem qualquer sensação de inclinação, a menos que você esteja realmente aumentando o ritmo, o 790 é lindamente composto em sua suspensão e uma alegria de pilotar com um chassi realmente ágil.
Também é bom ver que a KTM o armou com freios radiais duplos de quatro pistões, linhas trançadas e pneus Pirelli Scorpion STR de qualidade, uma área que eles poderiam ter economizado para economizar dinheiro, mas não o fizeram. Com um tanque de 20 litros, a 790 Adventure deve aguentar mais de 200 milhas entre abastecimentos e ergonomicamente é uma bicicleta confortável.
Motor
O motor 790 não é um motor 890 de menor capacidade, é baseado na geração anterior da arquitetura de gêmeos paralelos, no entanto, a KTM o atualizou para uso nos novos modelos 790.
Agora apresentando um aumento de 20% na massa rotativa, corpos de aceleração retrabalhados e configurações de ECU revisadas, esses pequenos refinamentos tiveram um efeito significativo em seu caráter. Muito mais refinado do que o velho 790, o novo motor ainda tem um pouco do espírito KTM bem-vindo, mas é menos ruidoso mecanicamente e muito mais suave de pilotar. E rápido.
Mais poderoso do que todos os seus rivais de peso médio, o 790 dirige fortemente de qualquer lugar em sua faixa de rotação com muito grunhido de baixo custo, onde o Honda Transalp pode sentir um pouco de falta, mais emoção do que o Yamaha Ténéré e desempenho ainda melhor do que o Suzuki V-Strom 800DE.
Para trabalhos em baixa velocidade, o 790 apresenta uma embreagem atualizada, que é adorável e leve em sua ação, e o sistema Quickshifter+ aprimorado tem uma ação positiva em ambas as direções. Mas você precisa pagar mais pela função de redução de marcha, que é irritante…
Confiabilidade e qualidade de construção
A questão óbvia é se o 790 parece ou se sente um produto fabricado na China em comparação com um produto fabricado na Áustria (todos os 890 são construídos na Áustria, incluindo seus motores) e a resposta é simples - não. O 790 Adventure parece, sente e pilota um modelo construído na Áustria.
Não há adesivos visíveis que indiquem sua origem, o acabamento parece bom e possui toques caprichados, como manetes de freio e embreagem ajustáveis, kit de ferramentas adequado, pneus Pirelli e assento regulável em altura que o faz sentir um produto de alta qualidade sem cantos cortados. A menos que você conheça seus modelos KTM, você presumiria que ele saiu de Mattighofen e não de Hangzhou.
É importante notar também que a KTM trabalha com a CFMoto desde 2013 e em 2021 a CFMoto abriu uma instalação de produção dedicada da KTM na China, que visa produzir sua 350.000ª moto este ano! E os CFMoto dificilmente são amadores quando se trata de construir veículos, pois fabricam mais de 600.000 deles (motos, quadriciclos e side-by-sides) por ano! Mas e a confiabilidade?
Os proprietários relatam que os veículos da KTM não são os mais confiáveis ??e isso é um pouco preocupante. Como a KTM atualizou o motor 790, você deve presumir que eles também resolveram quaisquer problemas conhecidos com o motor, mas a confiabilidade é um pouco preocupante. Uma garantia de dois anos é padrão.