Classificação geral
A Yamaha DT 125 X foi a última versão da longeva série DT da Yamaha antes que seu motor de dois tempos desse lugar aos motores de quatro tempos em motos como a Yamaha XT125X e a Yamaha WR125X. O "X" na linha da Yamaha indica que a moto é um modelo supermoto.
Isso significa que a moto é construída sobre uma plataforma off-road, mas com suspensão mais rígida, uma roda dianteira menor, freios melhores e pneus de estrada.
Leve, ridiculamente ágil e fácil de pilotar, torna a aprendizagem (ou a comutação) uma diversão enorme. Não é para trilhas off-road (opte pela versão RE para isso), mas para peripécias de 125cc baseadas em asfalto, a Yamaha DT 125 X legalizada para uso em vias públicas é difícil de ser superada.
Qualidade de pilotagem e freios
Alta, ereta e comandante, a Yamaha DT 125 X é perfeita para pilotar na cidade e em curvas (mais lentas!). A suspensão de longo curso absorve solavancos e irregularidades, enquanto os freios bons e firmes o trarão com segurança a uma parada.
Mas a melhor parte é a maneabilidade: jogue a motocicleta por aí e ela responderá brilhantemente. A direção afiada é um sonho. Muito estável.
Graças às rodas menores e aos pneus voltados para estradas, a maneabilidade é muito melhor do que as aparências enduro sugerem (como é o caso de todas as supermotos), mas você ainda obtém a vantagem de guidões largos para alavancagem e uma posição de pilotagem alta.
Motor
O comprovado motor de dois tempos da Yamaha DT 125 X tem conduzido essas pequenas motocicletas há anos. Simplista, mas faz o trabalho.
Motocicletas de aprendiz restritas ainda podem ser divertidas, mas remova os limitadores e terá um pacote de risadas nas mãos. Pequeno ponto fraco na faixa média e continue nas marchas para o desempenho máximo. Partida elétrica, carburado e confiável.
Como todos os motores de dois tempos, eventualmente precisará de alguma atenção ou até mesmo de uma reconstrução completa. As válvulas de potência podem ter ficado abertas por proprietários que acreditavam estar obtendo mais potência ao modificá-las, então fique atento ao som delas abrindo e fechando ao ligar a ignição.
Os motores de dois tempos são raros na paisagem Euro5 e há um aspecto retro agradável na DT que o fará viajar pela memória toda vez que você a ligar.
Confiabilidade e qualidade de construção
Metusalém provavelmente pilotou uma Yamaha DT 125 na adolescência, elas existem há tanto tempo, então preocupações com confiabilidade ou durabilidade são infundadas.
A Yamaha DT125X é comprovada, fácil de trabalhar, sólida e simples. A falta de firulas significa falta de problemas e menos coisas para dar errado. Desgaste usual, mas verifique escapes e quadros quanto a descascamento de tinta e ferrugem precoce.
Muitas DT REs de enduro podem ter sido usadas como motos de fazenda ou para atividades de trilha nos fins de semana, e um amassado ou ponto de ferrugem deve ser esperado e não deve desencorajá-lo, especialmente se esse for o seu plano de uso.
Valor vs concorrentes
Barata para comprar, segurar e rodar, a Yamaha DT125X (e seu irmão RE) representam um ótimo valor, seja como motos de aprendizado ou como confiáveis ??meios de transporte diário.
As peças são fáceis de encontrar, relativamente baratas e as máquinas são simples de se trabalhar. A Aprilia MX125 é uma concorrente séria, no entanto, e também tem uma especificação bastante chamativa.
Hoje em dia, há muitas opções de motos de 125cc de quatro tempos para aprendizes, incluindo a Yamaha MT-125 (ou sua equivalente esportiva Yamaha YZF-R125). Se você procura algo com um pouco mais de charme retrô, considere a Yamaha XSR125.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!