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ROAD SHOW DE ANTIGUIDADES | TOP 5 MOTOCICLETAS DE ONTEM QUE SÃO CLÁSSICOS DE HOJE

Por Renan em 29/05/2023
ROAD SHOW DE ANTIGUIDADES | TOP 5 MOTOCICLETAS DE ONTEM QUE SÃO CLÁSSICOS DE HOJE

Queijo, vinho, Troy Bayliss... algumas coisas só melhoram com o tempo - não menos importante, o valor dessas motocicletas outrora inovadoras, agora clássicas

 

Não há como saber com certeza quais motocicletas resistirão ao teste do tempo para apreciar e ser apreciadas um dia... talvez - apenas talvez - você já esteja pilotando um futuro clássico.

 

Com a chegada de novas motocicletas como a doce Aprilia RS 660, a elegante MV Agusta Superveloce, talvez até mesmo a totalmente maluca Kawasaki H2, existem alguns candidatos dignos que poderiam muito bem um dia provar um investimento muito inteligente.

 

Então, o que procurar em um clássico para o futuro... melhor verificar quais motocicletas de ontem amadureceram em especiais de valor agregado de hoje.

 

Divulgação completa, não estamos falando de lendas óbvias, como o RC30 da Honda, que alcançou o status de clássico décadas atrás, ou mesmo a réplica do GP a dois tempos. Os dias de pegar um NSR250 ou mesmo RGV para um recorte já se foram.

 

Mas ainda existem muitas motos excelentes, até clássicas daquela época, que ainda podem ser adquiridas por uma música, proporcionam uma experiência de ciclismo brilhante, certamente serão apreciadas e, em nossa opinião, em breve - se já não o são - ser considerados como 'clássicos'. Com os avanços modernos atenuando os problemas de baixa confiabilidade e falta de peças no passado, existem alguns modelos de escolha que podem ser uma escolha sábia e criteriosa.

 

Eles são subjetivos, é claro, mas aqui estão nossos atuais Top 10 contendores daquela época, em ordem cronológica – e por que eles serão considerados clássicos no futuro…

 

1985-1988 Suzuki GSX-R750/1100 'Slabby'

 

Vamos começar com um óbvio - mas que ainda está disponível tão barato que merece ser incluído aqui. Todos nós já conhecemos a história da GSX-R750F de 1985: a primeira 'réplica de corrida' (inspirada na resistência XR41 da Suzuki), peso ultraleve, potência de 100bhp e um vencedor tão direto da caixa que influenciou diretamente todas as superbikes que seguido.

 

Um 1100 juntou-se a ele em 86 e a dinastia GSX-R nasceu. Esse CV torna o 'Slabby' um clássico de boa-fé, mas também é um passeio leve e revigorante hoje (embora com uma posição de pilotagem estranha e traseira, proporções estranhamente finas e carenagem bulbosa para os padrões modernos), embora seus freios e suspensão pareçam grosseiros .

 

Nos anos 80, a maioria foi corrida ou espancada e caiu (levando à criação do 'streetfighter' de olhos esbugalhados e barrado MX), então bons originais são raros. Um modelo menta, do Reino Unido, azul / branco (preferido à alternativa vermelha / preta) do primeiro ano é o mais desejável e pode custar mais.


 

1988-1989 Honda XRV650 África Twin

 

Aqui está um que muitas pessoas não conhecem - mas deveriam. Enquanto a mais recente 1000/1100 Africa Twin da Honda deu nova vida a um dos grandes apelidos de motos de aventura e a antiga 750 (1990-2003) continua a ser valorizada por sua versatilidade e estilo, com modelos posteriores em boas condições alcançando facilmente mais de £ 4.500, o original 650 é, a nosso ver, o mais colecionável e 'clássico' de todos.

 

Menos conhecido em grande parte porque nunca foi importado oficialmente para o Reino Unido, o 650 original foi concebido como uma réplica de estrada do então dominante vencedor do Paris-Dakar NXR750 da Honda, voltado principalmente para a Itália e a França e construído, com base em um retrabalhado Motor Transalp, por nada menos que HRC. Então, sim, em muitos aspectos, é o equivalente a uma bicicleta de aventura da RC30.

 

Essa classe mostra, também, com detalhes requintados, fechos Dzus, liga tudo, assento de textura dupla e muito mais. A 750 que se seguiu e que veio para o Reino Unido pode ter parecido semelhante (embora a maior parte da carroceria seja diferente) e ter 5bhp extra, mas, construída como uma moto de produção padrão e não pela HRC, não era nem de longe tão elegante, mais pesada e não tão bom off-road.

 

No Reino Unido, os 650 são raros (aumentando sua exclusividade), mas também duráveis, pouco compreendidos e subestimados.


 

1991-1998 Ducati 750/900SS

 

Todo mundo fala sobre o 916 que mudou o jogo e como foi o Monster de 1993 que realmente salvou a empresa italiana, mas há outra Ducati daquela época que é amplamente esquecida.

 

O Supersport do início de meados da década de 1990 é, praticamente, a Ducati definitiva da 'velha escola', oferecendo uma vibração clássica 'L-twin' refrigerada a ar em um chassi esportivo de rua de manuseio fino, todo vestido de bonito, carroceria atemporal, mas, sendo ofuscada por essas duas motos, é amplamente ignorada e subestimada.

 

As primeiras encarnações chegaram na forma 900 e 750 meio carenada em 1989. Mas em 1991 ela recebeu um ajuste sutil de estilo, foi significativamente melhorada com suspensão Showa e carboidratos Mikuni e, com 85bhp e muito grunhido característico, entregou a experiência de rua definitiva da Ducati - além disso, havia um 750 com freio a disco único e meia carenagem para aqueles com um orçamento mais apertado.

 

Claro que não era um batedor de superbike japonês, mas o 'SS' proporcionou uma experiência de rua evocativa, agradável e acessível. Em 1998 foi substituída por uma versão com injeção de combustível reestilizada por Pierre Terblanche, uma moto que, apesar de dinamicamente superior, é tão feia que é uma máquina que só sua mãe poderia amar.

 

A SS anterior, porém, permanece subvalorizada e é clássica, 'analógica' Ducati.


 

1990-1999 Kawasaki Zephyr 750/1100

 

É irônico reconhecer que, nestes dias em que os roadster retrô estão por toda parte, sejam Bonnevilles ou Scramblers, RnineTs ou Royal Enfields, um dos melhores – e certamente o mais autêntico – é também um dos mais esquecidos – o original da Kawasaki, 'retro -antes-do-seu-tempo' Zephyr.

 

Lançados em 1990, os Zephyrs originais, os 550 e 750, foram baseados nos motores originais de quatro cilindros refrigerados a ar da década de 1970 e no chassi de circuito duplo, mas atualizados com suspensão, freios, rodas mais modernos e atualizados com novo estilo, relógios e Comutador.

 

Naquela época, ninguém sabia realmente o que era um 'retro' e eles eram amplamente descartados como bicicletas econômicas antiquadas. Da perspectiva de hoje, no entanto, o 750 ultra-autêntico de 71bhp era realmente bom (vamos ignorar o 550 muito pequeno e de curta duração) e o 1100 que se seguiu em 1992, era uma verdadeira besta retrô, especialmente quando mais tarde ganhou emblemas, pinturas e até rodas de arame ainda mais autênticas.

 

A maior parte disso, hoje, foi esquecida, embora os bons 1100 sejam cada vez mais valorizados. 


 

1995-2004 Triumph Thunderbird 900

 

Outro retrô com mais do que uma pitada de ironia. Quando a Triumph foi relançada em Hinckley por John Bloor em 1991, suas primeiras motos, Daytona, Trophy e Trident, usaram uma abordagem modular para oferecer variantes de 750/900/1000 e 1200cc e enfatizaram a engenharia moderna e a confiabilidade a ponto de fugir da herança .

 

Isso, considerando que a formação da Triumph agora é dominada por clássicos modernos, parece, em retrospectiva, uma oportunidade perdida. Isso começou a mudar com a Speed ??Triple semi-retro em 2004 e, no ano seguinte, veio seu primeiro verdadeiro 'retro' - o Thunderbird 900. O T-bird foi concebido para liderar a entrada da Triumph no mercado americano e baseado no Trident 900 mecânicos e Hinckley certamente não economizaram.

 

O triplo 900 foi reestilizado e reajustado para torque extra, o chassi ostentava rodas de arame Akront de liga de qualidade, o estilo era convincente e a pintura, cromo e qualidade geral eram de primeira linha. Ele lidou bem também. Versões posteriores cortaram custos (jantes de aço, menos cromados, etc.), uma variante Sport teve um bom desempenho, mas perdeu sua aparência e as primeiras versões tiveram alguns problemas de carburador.

 

Mas, apesar da chegada do primeiro Bonneville em 2000, o T-bird maior, mais robusto e indiscutivelmente de melhor qualidade, manteve um público forte e leal desde então.

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