Suzuki Hayabusa em detalhes: Uma das melhores hiper motos de todos os tempos
A categoria de motocicletas hyper bike nasceu de uma corrida armamentista entre os fabricantes para reivindicar o prêmio de maior velocidade máxima nos anos noventa.
Motos como a Suzuki Hayabusa, Honda Super Blackbird e Kawasaki ZZR1100 (e mais tarde Kawasaki ZZR1400) eram tão grandes e poderosas que levaram a falar de limitadores de velocidade impostos pelos governos e um acordo de cavalheiros entre os fabricantes para manter uma velocidade máxima de 300 km / h (cerca de 187 km/h).
Mas com melhorias constantes de desempenho e aumentos de capacidade na categoria superbike e uma mudança de foco das motos esportivas para as motos de aventura nos anos 2000 e 10, a demanda por hiper motos diminuiu.
Em 2023, a última máquina restante no mercado de hiperbicicletas é a Suzuki Hayabusa, que teve um breve hiato no mercado para atualizar para o Euro5 antes de retornar em 2021.
Suzuki Hayabusa 2021 vs Suzuki Hayabusa original
Levamos a Suzuki Hayabusa 2021 pela rota de teste mais difícil do Reino Unido, a MCN 250, com um belo exemplo da hipermoto original para descobrir o que havia mudado.
Grande potência requer grande controle e há uma motocicleta que sempre exigiu uma quantidade inacreditável de contenção: a Hayabusa da Suzuki. Lançado em 1999, o Busa foi projetado para andar rápido, muito rápido.
Graças ao seu estilo único, motor monstro e capacidade de cumprir sua promessa, a Busa logo se tornou uma moto cult, amada por loucos por velocidade em todo o mundo. E notavelmente, considerando o clamor que criou, a Hayabusa conseguiu sobreviver não apenas a todas as suas rivais de hiperbike, mas também às autoridades que tentaram matá-la.
E agora, em seu 22º ano de produção, a Suzuki lançou uma terceira geração. Mas a eletrônica moderna e os refinamentos, como cruzeiro e até mesmo controle de subida, prejudicam as emoções de potência bruta que sempre estiveram no coração da hiperbicicleta?
Com um bom exemplo de 1999 e o modelo mais recente de 2021, analisamos o MCN250 para decidir se a última geração ainda pode oferecer o tipo de direção que faz os cabelos da nuca se arrepiarem e, ao mesmo tempo, se encaixar mais confortavelmente no automobilismo do século XXI. hábitos.
Devo confessar que adoro a Hayabusa e sou uma daquelas almas que já viu velocidades malucas exibidas em seu velocímetro analógico - em uma estrada fechada, naturalmente.
Mas é preciso dizer que, ao longo dos anos, a Suzuki falhou em fornecer tecnologia e onde os gostos do ZZR evoluíram, o Busa permaneceu o mesmo. Felizmente, esse erro foi corrigido porque a moto de 2021 tem todos os sinos e assobios - mas ainda é inconfundivelmente uma Busa.
Devido à sua dedicação à velocidade, a Busa sempre se sentou longa e baixa e é exatamente assim que a nova moto se sente. Você sabe instantaneamente que é uma Hayabusa, pois a posição de pilotagem estranhamente esportiva, o assento macio, os pinos altos e o tanque bulboso permanecem. De olhos vendados, você lutaria para saber se estava sentado no modelo de 1999 ou 2021, algo que os fãs vão adorar.
Se você está pilotando a moto mais rápida na estrada, quer conhecê-la e, embora não tenha o número de 220 mph (alvo ...) que a moto de 1999 tem em seu velocímetro, adoro o fato de os instrumentos de 2021 serem tão semelhantes em design e layout. Isso pode ter suas desvantagens, pois o velocímetro analógico compacta muitos números em um espaço pequeno, mas apenas olhar para baixo e ver 180 mph em um mostrador me faz sorrir. Embora não tanto quanto quando você faz o motor girar.
A bordo da moto de 1999, o puro impulso quando você acelera permanece notável e, ao contrário de algumas motos modernas de litro que possuem maior potência de pico, não há necessidade de procurar o impulso. Você pode simplesmente colocá-lo no topo e acelerar para despachar qualquer veículo em seu caminho, ou até mesmo cair para 40 mph e cruzar um limite restrito. É como um enorme twist-and-go - embora um que possa ir três vezes o limite de velocidade nacional.
Apesar de ter todo o mesmo impulso instantâneo, o motor do Busa 2021 parece muito mais refinado. Ele ainda tem aquele impulso instantâneo maluco, ainda mais devido à sua capacidade aumentada, mas não tem a vantagem bruta do original, e isso realmente funciona a seu favor. Parece mais fresco, mais ansioso e, em geral, um motor muito mais adequado para passar por carros, cruzar nos limites de velocidade nacionais e geralmente a vida no mundo moderno e muito mais congestionado, graças à sua ação de embreagem mais leve, caixa de câmbio mais lisa e assistências de direção modernas.
Como o Busa é um bruto da velha escola, posso ver alguns proprietários questionando o número de gadgets na nova moto. Não se preocupe, além do morro, que pode ser um pouco irritante, todos eles melhoram o passeio sem prejudicar o personagem. Muitos proprietários usarão o controle de inicialização? Eu duvido.
Eles vão jogar com os modos de energia? Novamente, provavelmente não além de talvez na cidade para suavizar o acelerador ligeiramente arrebatador. Mas o controle de cruzeiro é um bônus real para andar em linha reta e o controle de tração é bem-vindo, simplesmente por causa do estado das estradas. Ou sou eu?
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