1942 XS com sidecar – Harley enfrenta o Afrika Korps
Quando a Segunda Guerra Mundial levou as forças dos EUA para o terreno desértico do norte da África em 1942, o Exército dos EUA encomendou o XS, uma robusta motocicleta militar e sidecar da Harley-Davidson como rival dos BMWs e Zundapps alemães. Projetado especificamente para o deserto, ele tinha aletas de resfriamento extras, acionamento por eixo e roda lateral acionada, além de grandes pneus estilo trator. Infelizmente para a Harley, no entanto, apenas três foram construídos antes que o governo cancelasse o pedido em favor do Jeep 4x4.
1951 Harley 'Bantam' - Harley luta contra a invasão britânica e perde
Como a BSA e outras, a Harley-Davidson teve acesso ao monocilíndrico de dois tempos DKW 125 da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial como parte das reparações de guerra. Mas enquanto a versão da BSA, a Bantam, provou ser um grande sucesso, o mesmo não pode ser dito da interpretação da Harley-Davidson, o Modelo S de 1951. Embora mecanicamente praticamente idêntica, com custos de fabricação e mão de obra mais altos, a Harley era mais cara. A Harley fez uma petição ao governo dos EUA para aumentar o imposto sobre as importações, mas sem sucesso e o Modelo S foi rapidamente enlatado.
1960 Topper – uma scooter Harley? Realmente?
Aqui está uma que você pode não ter ouvido falar: uma scooter monocilíndrica de 165 cc, de dois tempos, de curta duração, construída em resposta à mania das scooters do final dos anos 50 / início dos anos 60. Com um cortador de grama 'ripcord' starter, traseira de fibra de vidro, mas carroceria frontal de aço, uma predileção por superaquecimento e um sistema de transmissão 'Scooterway' escorregadio, o Topper durou menos de quatro anos e continua sendo a única scooter da Harley até hoje.
1972 MC-65 'Shortster' - a moto macaco Harley
Um produto da mania das bicicletas dos macacos no início dos anos 70 e construído pelo parceiro italiano Aermacchi, o 'Shortster', como ficou conhecido, foi o primeiro dos dois minimotos da Harley da época. A segunda, a X-i90 de 90 cc ampliada, veio em 1973. Pesando apenas 126 libras, é a moto mais leve e menor que a Harley já fez - e também estava entre as motos mais poderosas da época.
1983 XR1000 – a Sportster genuinamente desportiva
Uma Harley que realmente anda? Sim, sério – não que tenha sido um sucesso, claro. O XR 1000 de vida curta combinou o chassi de estrada do então Sportster padrão com um motor ampliado de um piloto de pista plana XR750. O resultado foi 70bhp e 70lb.ft de torque (nada mal para 1983) e o manuseio dinâmico e o desempenho que isso implica. Infelizmente, também era caro, não atraía os compradores tradicionais da Harley e os altos custos de produção forçaram a Harley a interromper a produção depois de apenas dois anos.
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