Av. Dr. Timóteo Penteado, 490 • Centro • Guarulhos-SP

UM SUZUKI V-STROM 800 DE COM FOCO EM ESTRADA ESTÁ A CAMINHO?

Por Renan em 05/07/2023
UM SUZUKI V-STROM 800 DE COM FOCO EM ESTRADA ESTÁ A CAMINHO?

UM SUZUKI V-STROM 800 DE COM FOCO EM ESTRADA ESTÁ A CAMINHO?

 

Os registros do CARB dos EUA parecem revelar uma nova versão em potencial da Suzuki V-Strom 800 DE, possivelmente apontando para uma versão mais esportiva da motocicleta de aventura.

 

Os registros do CARB são documentos ambientais que devem ser enviados ao Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (doravante CARB) antes que uma bicicleta seja autorizada para venda na região. Embora permitam que o estado da Califórnia controle os veículos que trafegam pelas estradas da região, às vezes também dão aos jornalistas uma espiada no futuro.

 

Um desses jornalistas é Dennis Chung, do site Motorcycle.com, que conseguiu capturar os registros de 2023/24 para a linha Suzuki. No registro deste ano, há quatro motos que utilizam a plataforma paralela de dois cilindros lançada recentemente, mas atualmente apenas dois modelos foram produzidos que se encaixam nessa conta. A primeira é a GSX-8S, uma moto que analisamos no início deste ano. O segundo é obviamente o V-Strom de peso médio, que é referido no documento como o V-Strom 800 DE Adventure. Mas há essa terceira moto, e essa máquina é chamada apenas de V-Strom 800. É essa máquina que é considerada a versão mais voltada para a estrada da moto de aventura.



 

A mudança para adicionar outra moto à gama parece sensata, embora esteja lançando a Suzuki em um segmento muito competitivo do mercado de turismo de aventura. Aqui teria que batalhar com alguns nomes muito consagrados, como Yamaha Tracer 900 e Tracer 700, Triumph Tiger 900, Honda NC750 e Ducati Multistrada V2.

 

A aparência deste novo modelo é desconhecida no momento, embora possamos esperar que a Suzuki abandone a roda dianteira de 21 polegadas em favor de um item mais convencional de 19 polegadas. Também esperamos que as rodas raiadas, que são ótimas off-road, mas difíceis de manter limpas ao se deslocar e passear, sejam descartadas em favor do material rodante de liga fundida. O chassi da moto também precisaria de alguns ajustes e, embora o mesmo hardware de suspensão pudesse ser empregado, um deslocamento geral um pouco menor e um ajuste um pouco mais firme melhorariam a dinâmica na estrada.

 

Dado que a Suzuki usou o show EICMA em Milão em novembro passado como plataforma de lançamento para o V-Strom 800 DE, caso um novo modelo apareça em 2023, esperamos que este novo modelo também receba o mesmo tratamento.


 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..