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YAMAHA MT-125  Review

Por Renan em 16/05/2023
YAMAHA MT-125  Review

 

 

Avaliação geral

 

A Yamaha MT-125 2020 compatível com CBT é uma motocicleta de 125 cc ideal para iniciantes e recebeu sua primeira grande revisão desde seu lançamento em 2014. A atualização a alinha com o restante da sempre popular linha MT com radical estilo, desempenho aprimorado e geometria revisada.

 

O segundo modelo MT mais vendido no Reino Unido atrás do MT-07 de dois paralelos, a grande maioria dessas mudanças foi vista pela primeira vez na Yamaha YZF-R125 com carenagem completa, que foi relançada em 2019 com carenagens inspiradas no R6, um novo quadro, pneu traseiro e aro de 140 seções mais grossos, um novo motor completo com Atuação de Válvula Variável (VVA), um painel LCD e muito mais.

 

Plásticos à parte, a nova MT recebe tudo o que foi dito acima: é uma miniatura supernaked da qual você pode se orgulhar, completa com visual de moto grande, excelente qualidade de construção e uma folha de especificações impressionante. O modelo 2020 substituiu a Yamaha MT-125 2014-2019.

 

Yamaha MT-125 atualizada para 2023

 

A Yamaha atualizou o MT-125 para 2023 e ganha um painel TFT colorido de 5 polegadas e conectividade móvel. O naked compatível com CBT também recebe controle de tração, que pode ser desativado por meio de um botão no comutador direito. Fora isso, ele mantém o mesmo motor, chassi e suspensão derivados da moto esportiva R125 - com as barras mais planas tornando o MT mais fácil de conviver na cidade.



 

Qualidade de condução e freios

 

Calçado com pneus aderentes Michelin Pilot Street, fazer curvas na MT-125 é uma alegria de se ver, fazendo picadinho da expansão urbana congestionada e capaz de esculpir estradas secundárias incômodas sem se amarrar em nós.

 

Ajudada pelos garfos KYB invertidos de 41 mm bem amortecidos e um amortecedor traseiro retrabalhado com ajuste de pré-carga, a moto também recebe uma nova estrutura deltabox de aço e braço oscilante de alumínio retirados diretamente da esportiva R125 atualizada.

 

Agora apresentando um braço oscilante mais curto e rígido com um pivô mais largo, a distância entre eixos foi reduzida e isso melhorou a agilidade. Há também um subquadro traseiro mais curto, projetado especificamente para este modelo.

 

Combinado com o novo pneu traseiro de 140 seções, o resultado é uma motocicleta envolvente e de fácil manuseio, capaz de mudanças rápidas de direção, além de não intimidar os pilotos novatos.

 

Em movimento, também é bastante confortável, absorvendo a grande maioria dos solavancos da estrada, e só decepciona nesse aspecto por seu assento rígido e uma vibração persistente nas barras do pequeno motor barulhento. Além do mais, embora bom para este testador de 5 pés e 6 polegadas, a posição de pilotagem é bastante apertada e pode parecer desconfortável para um piloto mais alto em distâncias maiores.

 

Curvado para a frente de uma forma quase supermoto, o alcance para as barras mais largas de 741 mm (acima de 680 mm) foi reduzido graças a um novo assento, configurações de choque revisadas e tanque mais grosso e mais largo, que sacrifica 1,5 litros de capacidade de combustível para dar o MT mais uma grande presença de moto. Ele também tem entradas de ar mais proeminentes.

 

Para 2023, seu irmão esportivo R125 também foi atualizado com uma nova carroceria e, embora possa parecer mais ágil na cidade, seu pára-brisa alto e a carenagem dianteira inspirada no R7 ajudam a manter o vento afastado do piloto com muito mais eficiência - tornando as longas distâncias menos cansativas.



 

Motor

 

O MT produz 14,8 cv, que é a potência máxima que um 125 pode produzir enquanto permanece legal para o aluno. Esse limite nem sempre é alcançado, portanto, a Yamaha é uma das 125s mais poderosas que você pode comprar junto com a KTM Duke 125, Aprilia Tuono 125 e Suzuki GSX-S125.

 

Ganhando o motor monocilíndrico refrigerado a líquido da YZF 2019, a moto agora se beneficia de um sistema de Atuação de Válvula Variável (VVA).

 

Acionado a 7.400 rpm, um pino dentro do motor derivado da YZF-R125 muda o tempo variável da válvula de baixa para alta elevação, melhorando significativamente o desempenho na extremidade superior da faixa de rotações. A potência máxima de 14,8 cv (0,1 cv acima do MT-125 anterior) está disponível a 9.000 rpm, com a linha vermelha fixada em 11 krpm.

 

Há também mais midrange, o que significa menos tempo gasto perseguindo marchas para acompanhar o fluxo do tráfego. Isso é auxiliado por uma relação de transmissão final reduzida, o que melhora ainda mais a aceleração. Uma alavanca de embreagem leve e uma caixa de câmbio suave também ajudam você a progredir rapidamente nas engrenagens.

 

Sinalizado por um pequeno ícone 'VVA' no painel LCD posicionado logicamente, o sistema também ajuda a oferecer maior desempenho de ponta, criando uma experiência de pilotagem mais envolvente ao explorar estradas sinuosas mais abertas. Então, quão rápido é? Com o novo motor, você chegará a uma velocidade máxima Yamaha MT-125 de cerca de 80 mph, o que não é ruim para um 125 amigável para o aluno.

 

Também aumentando a emoção está um escapamento redesenhado, que foi trabalhado para melhorar a qualidade do som (e é muito importante quando você tem 17 anos). Oferecendo um ronronar encantador de sua lata final padrão, o motor é audível em qualquer velocidade e realmente incentiva você a trabalhar duro com a moto para obter o máximo de sua saída.

 

Para reduções de marcha mais suaves e uma ação mais leve da alavanca, há também uma embreagem deslizante, que usa menos placas para obter um peso mais leve. Além de ajudar os novos pilotos a se familiarizarem com a caixa manual de seis marchas, a alavanca de luz também permite um controle ideal de baixa velocidade ao cortar o tráfego da cidade.



 

Confiabilidade e qualidade de construção

 

No momento, não temos avaliações de pilotos da Yamaha MT-125 no site, mas as avaliações de nossos proprietários sobre a R125 de 2019 em diante (na qual esta moto é baseada) sugerem nada além de positividade, com classificações de quatro e cinco estrelas em o quadro.

 

Se comprar no mercado usado, como em qualquer 125, é importante verificar se há um histórico de serviço decente e qualquer evidência de danos causados ??por colisões. Para muitos proprietários, é provável que esta seja sua primeira motocicleta, portanto, quedas são prováveis ??- assim como a manutenção abaixo da média.

 

Fique atento a alavancas e pinos raspados, bem como arranhões nos plásticos minimalistas. Alavancas de reposição e latas de escapamento - embora potencialmente desejáveis ??- também podem esconder um derramamento.

 

Observe também o estado geral da moto. Tem sido cuidado? Uma dica a considerar ao comprar qualquer motocicleta usada; correntes enferrujadas, pneus carecas, vedações do garfo com vazamento e outras pequenas queixas podem revelar uma vida inteira de negligência.

 

No entanto, pegue uma boa (e muitas motos mais novas serão) e você terá quilômetros de excelente motociclismo de baixa capacidade, com 'ir' suficiente para acompanhar e ficar à frente do tráfego ao redor.

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